Consultoria Estratégica

 

Precisa de Soluções, Ideias, Planos para Implementar Iniciativas ou Projetos, com caráter Inovador, ou para a Execução de Políticas de Entidades Públicas?

A sua atividade Empresarial está estagnada e a começar a perder receita ou quota de Mercado?

Precisa Reestruturar a sua Organização ao Nível Estratégico e Operacional?

Na Atlantic Consulting pode contar com uma equipa de consultores seniores que podem apoiar a sua empresa ou assessorar instituições Públicas no planeamento e gestão de estratégicas que antecipem a execução prática de Políticas ou Investimentos, na implementação de iniciativas, ideias, ações ou projetos, independentemente  do momento em que a entidade pretenda implementá-los ou  da fase do ciclo de vida dessa entidade ou empresa.

A Atlantic Consulting pode ser a solução, se existir a necessidade de refletir antecipadamente sobre os melhores caminhos e soluções que promovam o êxito ou o maior sucesso dos seus projetos.

Apoiamos também a implementação das ações necessárias, ao nível operacional, que assegurem a viabilidade, a sustentabilidade e o sucesso da instituição, empresa ou projeto, a médio e  a longo prazo.

A Consultoria Estratégica assenta numa análise rigorosa da situação da empresa ou entidade institucional que pretende recorrer à prestação de serviços de consultoria. São sempre tidos em conta fatores como a concorrência e a especificidade do ambiente em que se inserem as empresas ou entidades, para que seja possível fazer o levantamento rigoroso das informações necessárias, de forma a encontrar as melhores soluções e definir as respostas mais adequadas.

Para entender os problemas com que se deparem e definir as melhores estratégias para a sua empresa, os nossos consultores utilizam dados estruturados e não estruturados, de fontes internas e externas, bem como estudos e benchmarking.

Método da Consultoria Estratégica:

 

A Consultoria Estratégica assume-se como tendo um papel fundamental, podendo apoiar na tomada de importantes decisões de negócios, em diferentes estágios da vida empresarial,  em projetos especiais ou na (re)definição de linhas orientadoras para a execução prática/implementação de políticas públicas de instituições, sejam elas públicas ou privadas.
 Considera-se oportuno ou premente o recurso à Consultoria Estratégica:

• Quando a entidade necessita de aconselhamento estratégico para a definição e execução de iniciativas de dinamização/ de competitividade, no mercado interno ou externo.

• Quando houver necessidade do aumento de vendas ou da produtividade, devido à perda de competitividade no mercado interno ou externo.

• Quando a empresa/instituição acredita que é possível aumentar as vendas e pretende definir objetivos e modelos que lhe permitam concretizar as suas ambições.

• Nos casos em que se justifique, ser necessário, proceder a uma reestruturação ao nível organizacional, para tornar a empresa mais competitiva e eficiente, de forma célere e profícua.

O nosso modelo de Consultoria recorre a um método personalizado, adaptado às necessidades do cliente, ajustado ao contexto e estrutura da empresa ou instituição pública, promovendo o desenvolvimento de um plano estratégico que comporta, em si, diversas etapas:

1. Diagnóstico da situação concreta, identificação do problema ou cenário, a previsão de resultados e o estudo da viabilidade de execução prática;
2. Planeamento estratégico e personalizado no estudo do caso em concreto, para delinear metas a atingir;
3. Definição de modelos e ações a serem implementados;
4. Monitorização e apoio à implementação de uma estratégia, ao nível operacional.

Instrumentos a ter em conta na hora de executar a Consultoria Estratégica

Na Consultoria Estratégica utilizam-se e desenvolvem-se diversos instrumentos para ajudar a resolver os desafios que as empresas e as instituições enfrentam, tais como:

. Plano Estratégico e de Negócios;
. Análise de dados Empresariais e de área de Negócio;
. Avaliação da Empresa, do Projeto, do Negócio;
. Indicadores Equilibrados e Analíticos;
. Operações de Reestruturação Empresarial;
. Modelos Organizacionais, de Gestão e Direção;
. Posicionamento Competitivo de Negócios e Segmentação de Mercado
. Análise do Contexto e Ambiente de Negócio

Translate »