PORTUGAL in The Top 10 Investment

by | Mar 22, 2022 | Post

Portugal passa para décimo país mais atrativo para

investimento direto estrangeiro em 2020

 

Foram anunciados 154 projetos no mercado português, dos quais 70% com fundos originários da Europa. Foram responsáveis pela criação de, pelo menos, nove mil postos de trabalho.

Portugal está na 10.ª posição das economias mais atrativas para o investimento direto estrangeiro (IDE), em 2020, em termos de número de projetos, num total de 154, revelou um estudo da Ernst & Young Global Limited.

O perfil típico das empresas que investem em Portugal aponta, principalmente, para três setores: Software e serviços de Tecnologia e Informação; Transportes, manufactura e Logística.

 

Portugal no Top 10 do Investimento Mundial

 

Num ano desafiante como 2020, Portugal entrou no ‘top’ 10 dos países mais atrativos para investimento direto estrangeiro (IDE), em termos de número de projetos”, anunciou a empresa de consultoria.

Segundo o estudo, no ano passado, foram anunciados 154 projetos de IDE no mercado português, dos quais 70% com fundos originários da Europa e 30% do resto do mundo. Aqueles projetos foram responsáveis pela criação de, pelo menos, 9.000 postos de trabalho, refere.

No entanto, os 154 projetos representam um decréscimo de 3% em comparação com os 158 contabilizados em 2019, devido às incertezas causadas pela pandemia de Covid-19, que fizeram com que a atratividade do IDE nos países europeus tenha caído 13% face ao ano anterior. Apesar da ligeira retração do IDE em Portugal, 37% dos inquiridos no estudo planeiam criar ou expandir operações em Portugal nos próximos 12 meses.

“Nós decrescemos de 158 para 154 projetos, mas o bom do resultado para Portugal é que enquanto na Europa o decréscimo foi de 13%, em Portugal apenas decrescemos 3%. E se olharmos apenas para os novos projetos, é super-interessante ver que temos um record este ano em novos projetos. Dos 154 que falei, 113 são novos projetos. Nunca tivemos tantos novos como agora. E eu vejo isto como um indicador muito positivo”.

 

O Ranking dos Países com maior presença de Investimento em Portugal

 

Nas primeiras três posições das economias mais atrativas para os investidores estrangeiros ficaram França, Reino Unido e Alemanha.

“Embora as perspectivas económicas ainda sejam influenciadas pela pandemia, Portugal começa a estar de regresso aos negócios e esperamos ver um aumento no número de oportunidades de operações de M&A [sigla inglesa para Fusões e Aquisições] em Portugal”, apontou, por outro lado, o responsável pela área de Estratégia e Transações da EY Portugal, Miguel Farinha.

Nas intenções de investimento estrangeiro em 2020, a manufactura foi a atividade mais atrativa, com 37 projetos anunciados (24%), embora tenha registado a maior queda quando comparado com 2019 (60 projetos anunciados). A atividade da Investigação e Desenvolvimento surge em segundo lugar, tendo atraído 21% do investimento estrangeiro (33 dos projetos anunciados), sobretudo nas áreas do Digital e das Tecnologias de Informação.

“Além de as áreas digitais e tecnológicas já representarem um terço dos projetos de IDE captados no ano passado, Portugal parece estar no caminho certo para atrair futuros investimentos nestas áreas, uma vez que 45% dos investidores consideram que a economia digital será o principal setor a impulsionar o crescimento do país nos próximos anos”, considera a EY.

 

Lisboa manteve-se como a região mais atrativa para o investimento estrangeiro, com um total de 68 projetos (62 em 2019), sobretudo nas áreas do Digital e dos Serviços Empresariais, seguindo-se a região Norte, com 55 projetos (51 em 2019), sobretudo nos setores do Digital e de Manufactura e Fornecimento de Equipamentos de Transporte.

O estudo EY Attractiveness Survey Portugal 2021 avalia anualmente a perceção dos investidores estrangeiros relativamente à atractividade do país enquanto destino de IDE.

 

Are you ready to start your 2021 investing in a new exciting project? If you are, Atlantic Consulting can help you.

Through our professional experience in investment, and recruitment consulting, Atlantic Consulting has a respectable position in the market. Atlantic Consulting has the expertise to guide you through your entire application process and is ready to offer you the best investor immigration solutions available.

If you want to live and invest in Portugal in 2021, the best path is to apply for the Portugal Golden Visa program. Currently, Atlantic Consulting offers two real estate investment opportunities in Lisbon, Porto and Specially on Azores and Madeira Islands that are eligible for the Golden Visa program .

Email Us