Um Plano Estratégico de Marketing Internacional é uma ferramenta inovadora que permite a rápida internacionalização da empresa e consiste num sistema integrado que engloba o Plano de Negócios com o respetivo suporte tecnológico.

Este Plano que indica ao empresário onde, como, a quem e o que pode vender e fazer negócio no estrangeiro, ajustando-se à realidade e especificidade de qualquer empresa.

Nesta primeira fase, a Atlantic Consulting irá considerar as diferentes visões ou opções estratégicas num documento formal para que o empreendedor possa saber com precisão a dimensão e o nível de desempenho da sua empresa e desempenho face aos seus concorrentes (Benchmarking).

A Atlantic Consulting ajuda a empresa no plano de marketing internacional, a definir a sua estratégia de internacionalização, dizendo ao empresário:

Onde? (Quais países e mercados são mais atraentes para o seu negócio, gama de produtos / serviços e posicionamento atual?);

A quem? (Quem são os principais players em cada um desses mercados? Quem são os principais clientes, distribuidores e outros agentes?)

O que? (Quais marcas, soluções, produtos e linhas serão mais atraentes? A quais preços?)

Como? (Qual a modalidade de entrada preferencial para esse mercado, via exportação, parceria com empresário local? Qual? Investimento no exterior? Em caso afirmativo com qual parceiro? Como divulgar a empresa e seus produtos?)

Definida e estruturada a estratégia de internacionalização da empresa e o modo de entrada, será necessário definir os objetivos, o posicionamento dos seus produtos para cada um dos mercados, ou seja, o marketing-mix.

Outros instrumentos de apoio

Atlantic Consulting desenvolve e proporciona a gestão de um sistema de informação simples constituído por indicadores que facilitam o acompanhamento, avaliação e controlo dos objectivos definidos.

Translate »